Mundo

Brasileiros ficam de fora de 3ª lista de travessia de Gaza ao Egito, apesar de tratativas do Itamaraty

Na quinta-feira 2, o ministro das Relações Exteriores no Brasil, Mauro Vieira, fez contato telefônico com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, reiterando o pedido pela liberação da passagem

Brasileiros ficam de fora de 3ª lista de travessia de Gaza ao Egito, apesar de tratativas do Itamaraty
Brasileiros ficam de fora de 3ª lista de travessia de Gaza ao Egito, apesar de tratativas do Itamaraty
Mauro Vieira. Imagem: Gustavo Magalhães/MRE
Apoie Siga-nos no

Pelo terceiro dia consecutivo, brasileiros ficam de fora da lista para realizar a travessia de Gaza ao Egito. A terceira lista publicada autoriza a passagem de 571 pessoas, sem incluir o grupo que pediu repatriação ao Brasil, apesar dos apelos do Itamaraty.

A nova lista publicada pela administração do posto de controle de Rafah permitiu a liberação de norte-americanos, britânicos, italianos, alemães, mexicanos e indonésios. A maioria é dos Estados Unidos e Reino Unido: 367 norte-americanos e 127 britânicos.

O processo de liberação envolve consultas ao Egito, Israel, EUA e Qatar, país do golfo Pérsico que abriga parte da liderança do Hamas. Washington e Londres são aliados de primeira hora de Israel, mas a Indonésia, também agraciada agora, é um país de maioria muçulmana que não tem laços diplomáticos com Tel Aviv.

Uma primeira lista permitiu a liberação de 500 nomes, com pessoas da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Na quinta-feira 2, outros 576 receberam a liberação, entre cidadãos do México, Hungria, Croácia, Coreia do Sul, Azerbaijão, Grécia, Chade, Bahrein, Itália, Suíça, Sri Lanka, Holanda, Bélgica e Macedônia do Norte.

Na quinta-feira 2, o Itamaraty intensificou as tratativas pela repatriação. A pasta informou que o ministro das Relações Exteriores no Brasil, Mauro Vieira, fez contato telefônico com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, reiterando o pedido pela liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados.

A Embaixada do Brasil na Palestina recebeu pedido de repatriação de 34 pessoas, sendo 24 brasileiros e 10 palestinos que pediram apoio brasileiro para migração. São 18 esperando na cidade de Rafah e 16 em Khan Yunis, a 10 km da passagem.

Quando liberado, o grupo deverá ser recebido por uma equipe do Itamaraty do lado egípcio da fronteira e levado de ônibus até a capital, Cairo, de onde voarão para o Brasil numa aeronave da Presidência brasileira que já está em solo egípcio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo