Mundo

Brasil financiará ponte suspensa na fronteira com o Paraguai

Obra de 50 milhões de dólares, financiada pelo PAC, deve ficar pronta apenas em 2016

Brasil financiará ponte suspensa na fronteira com o Paraguai
Brasil financiará ponte suspensa na fronteira com o Paraguai
Apoie Siga-nos no

O Brasil construirá uma ponte suspensa de 800 metros de extensão e 17,5 de largura – parecida com a de San Francisco (EUA) – sobre o caudaloso rio Paraná, a 7 km da atual plataforma que une Foz do Iguaçu (Brasil) a Ciudad del Este (Paraguai), anunciaram as autoridades governamentais dos dois países.

“As obras começarão dentro de um ano e terminarão em 2016”, anunciou nesta quarta-feira o ministro de Obras Públicas paraguaio, Salyn Buzarquis. “Será uma ponte de maior complexidade do que as pontes comuns. Vai levar muito tempo. Vai se parecer com a ponte de San Francisco”, explicou.

Buzarquis revelou que o projeto será financiado pelo governo brasileiro dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que terá um custo de 50 milhões de dólares. Uma segunda ponte que unirá o Paraguai com Foz do Iguaçu será localizada na cidade de Presidente Franco, 7km ao sul de Ciudad del Este.

Seu objetivo é potencializar o comércio e o turismo entre os dois países. Apesar de ter retirado seu embaixador em Assunção por não concordar com a destituição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012, o Brasil comunicou ao Paraguai sobre o pedido de licitação feito recentemente para a obra, comentou Buzarquis.

Leia mais em AFP Movil

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo