Mundo
Bombeiros tentam extinguir incêndio que já dura 6 dias em Lima, no Peru
O fogo está 90% controlado, mas cerca de 100 bombeiros tentam levar as máquinas ao centro do incêndio, informou o governo local
Equipes de bombeiros tentam terminar de apagar um incêndio em curso há seis dias no centro histórico de Lima e que está afetando vários edifícios comerciais, disse um dos chefes encarregados da emergência neste domingo (9).
“Estamos tentando terminar de apagar o último foco de incêndio”, disse à AFP o brigadeiro Carlos Malpica, do Corpo Geral de Bombeiros Voluntários do Peru.
Malpica disse que o fogo está 90% controlado, mas cerca de 100 bombeiros tentam levar as máquinas ao centro do incêndio, removendo os escombros de edifícios parcialmente desmoronados.
“Não há possibilidade de propagação, mas a extinção do incêndio dependerá do volume de água e dos acessos necessários. Na pior das hipóteses, podemos conseguir apagá-lo até terça-feira”, afirmou o brigadeiro, acrescentando que os “últimos trechos são complicados”.
O chefe dos bombeiros confirmou que cerca de 100 pessoas foram afetadas e 20 bombeiros foram contaminados por fumaça e gases tóxicos. A Prefeitura de Lima montou dezenas de tendas azuis com alimentos e água em uma praça próxima para ajudar as pessoas afetadas.
O incêndio teve origem na tarde de segunda-feira em um armazém de brinquedos e alimentos embalados que funcionava sem licença em um prédio em Barrios Altos. As chamas se espalharam rapidamente pelas ruas estreitas de um setor onde os armazéns estão misturados com casas.
De acordo com Mario Casaretto, nomeado pelo gabinete do prefeito de Lima para gerenciar a emergência, a área foi evacuada rapidamente, o que impediu uma tragédia maior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


