Mundo
Bolsonaro diz ter ‘afinidade’ com polêmico príncipe da Arábia Saudita
Mohammed bin Salman é acusado pela ONU de estar envolvido no assassinato de um jornalista do Washington Post


O presidente Jair Bolsonaro está na Arábia Saudita para um encontro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Em entrevista coletiva antes da reunião desta terça-feira 29, o pesselista afirmou que tem uma certa afinidade com Salman.
“Tem uma certa afinidade entre nós dois, desde o último encontro em Osaka (na reunião do G20). Acredito que vai ser uma tarde bastante proveitosa”, completou Bolsonaro.
Mohammed acumula as posições de ministro da Defesa, vice-primeiro ministro e herdeiro do trono saudita. Ele é suspeito de estar envolvido no assassinato do jornalista do Washington Post, Jamal Khashoggi, visto pela última vez com vida dentro da embaixada saudita na Turquia. Seu corpo foi desmembrado e removido do prédio e seus restos mortais não foram encontrados.
Em junho deste ano, a ONU divulgou um relatório em que diz ter encontrado “provas confiáveis” do envolvimento do príncipe herdeiro na morte do colunista do jornal “Washington Post”, classificando o crime como um “um assassinato extrajudicial pelo qual o Estado da Arábia Saudita é responsável sob a lei internacional dos direitos humanos”.
Nesta segunda-feira (28), Bolsonaro participou de um jantar com o príncipe saudita e nesta terça-feira (29) deverá voltar a se encontrar com Salman para uma reunião de negócios.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

“Mais bonitas assim” diz Bolsonaro a jornalistas de túnica na Arábia Saudita
Por CartaCapital
Bolsonaro se compara a ‘leão’ e nomeia PSL, MBL e STF como inimigos em vídeo
Por CartaCapital