Mundo

Bolívia: Justiça amplia mandato de presidente até posse de novo governo

A decisão será referendada nos próximos dias pelo Congresso e promulgada como lei pelo Executivo

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez. Foto: AIZAR RALDES / AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Constitucional da Bolívia ampliou nesta quarta-feira os mandatos da presidente interina, Jeanine Áñez, e dos parlamentares até a posse do governo que sairá das eleições de maio, o que provavelmente ocorrerá em julho ou agosto.

“Se estabeleceu que corresponde prorrogar o período do mandato das autoridades dos órgãos do poder público em nível central e ‘subnacional’, Executivo e Legislativo, até a posse das novas autoridades eleitas nas eleições gerais” de 3 de maio, diz a decisão lida pelo juiz do Tribunal Constitucional Carlos Alberto Calderón. A decisão será referendada nos próximos dias pelo Congresso e promulgada como lei pelo Executivo.

Áñez assumiu a presidência após a renúncia de Evo Morales, que abandonou o país em novembro em meio a uma onda de protestos, após ser reeleito em votação considerada fraudulenta, no dia 20 de outubro. Morales, que a princípio fugiu para o México, hoje está asilado na Argentina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo