Mundo
Bolívia acionará o Chile em Haia por disputa marítima
País quer recuperar saída ao mar, perdida para os chilenos na Guerra do Pacífico no final do século XIX


LA PAZ (AFP) – O presidente Evo Morales anunciou neste sábado 23 que a Bolívia levará nos próximos dias o Chile ante o Tribunal Internacional da Justiça em Haia. O país vai exigir a recuperação de sua saída ao mar, perdida em uma guerra no final do século XIX.
O anúncio foi feito durante festejos pelo chamado “Dia do Mar”, que recordam a defesa das terras bolivianas no início da Guerra do Pacífico com o Chile.
Bolívia e Chile, que não possuem relações diplomáticas desde 1978, conversaram entre 2006 e 2011 sobre uma agenda bilateral de 13 pontos que incluía a questão marítima, mas jamais chegaram a um acordo.
Santiago criticou várias vezes a posição boliviana e pediu para voltarem à mesa de negociações.
Leia mais em .
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.