Mundo

Blinken diz que é necessário fazer mais para proteger os civis palestinos em Gaza

O secretário de Estado americano disse, ainda, que os EUA recebem com satisfação a notícia das pausas acordadas por Israel em sua ofensiva em Gaza

Blinken diz que é necessário fazer mais para proteger os civis palestinos em Gaza
Blinken diz que é necessário fazer mais para proteger os civis palestinos em Gaza
Foto: JONATHAN ERNST / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou nesta sexta-feira (10) recebe com satisfação a notícia das pausas acordadas por Israel em sua ofensiva em Gaza, mas que é necessário fazer mais para proteger os civis.

“Eu acredito que alguns progressos foram feitos”, disse Blinken durante uma rápida visita a Nova Délhi. “Mas também deixei claro que muito mais precisa ser feito para proteger os civis e levar assistência humanitária para eles”.

A visita à Índia é a última escala de uma viagem que incluiu uma etapa na Coreia do Sul, uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 no Japão – quando os países tentaram encontrar um discurso comum sobre o conflito em Gaza – e uma passagem pelo Oriente Médio.

A Índia, que compartilha com os Estados Unidos a ideia de um Estado palestino independente, condenou o ataque do Hamas contra Israel e enviou ajuda aérea ao Egito para os civis da Faixa de Gaza.

O Exército israelense aceitou fazer “pausas diárias de quatro horas” a partir de quinta-feira no norte da Faixa de Gaza para permitir a saída de civis bloqueados em meio aos combates entre suas tropas e os milicianos do Hamas.

Israel prometeu “aniquilar o Hamas” em represália pelo ataque de 7 de outubro, quando combatentes do grupo mataram 1.400 pessoas, a maioria civis, e sequestraram quase 240.

Na Faixa de Gaza, os bombardeios israelenses mataram mais de 10.800 pessoas, a maioria civis e incluindo mais de 4.400 menores de idade, segundo o Ministério da Saúde do governo do Hamas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo