Mundo

Bilionário chinês esnoba EUA no maior IPO da história

Empresa Ant, do bilionário Jack Ma, opta por Hong Kong e Xangai em vez de Nova York para fazer oferta pública inicial

Bilionário chinês esnoba EUA no maior IPO da história
Bilionário chinês esnoba EUA no maior IPO da história
Jack Ma. Foto: Philippe LOPEZ / AFP Jack Ma. Foto: Philippe LOPEZ / AFP
Apoie Siga-nos no

A empresa chinesa de tecnologia financeira Ant, proprietária da gigante de pagamentos online Alipay, anunciou nessa segunda-feira (26) que espera obter mais de 34 bilhões de dólares com seu ingresso nas bolsas de valores.

Isso seria a maior oferta pública inicial (em inglês IPO) da história, superando a da petrolífera saudita Saudi Aramco, que detém o recorde de 25,6 bilhões de dólares com seu IPO, em dezembro de 2019, na bolsa de valores de Riad.

O valor total do Ant Group chegaria a 312 bilhões de dólares, pois só 11% das ações serão comercializadas.

A empresa decidiu deixar de lado os mercados financeiros dos Estados Unidos e anunciou que suas ações serão comercializadas de forma equitativa nas bolsas de valores de Xangai e Hong Kong.

Com isso, o dono da empresa, o bilionário chinês Jack Ma, responde a um chamado do governo chinês, que quer que as maiores empresas chinesas negociem suas ações nas bolsas de valores chinesas.

A esnobada nos americanos ocorre em meio às tensões entre Estados Unidos e China. “É a primeira vez que uma abertura de capital tão importante, a mais importante da história da humanidade, será feita fora de Nova York”, declarou Ma em Xangai.

O Ant Group, ligado à líder do comércio eletrônico na China, a Alibaba, é um ator essencial no pagamento eletrônico em seu país com o serviço Alipay. O grupo comunicou ter um volume anual de transações superior a 14,4 bilhões de dólares e mais de 700 milhões de usuários ativos por mês.

O grupo de Jack Ma anunciou que venderá, a partir da próxima terça-feira, 1,67 milhões de ações a 80 dólares por unidade na bolsa de Hong Kong e a mesma quantidade por 68,8 iuanes a unidade em Xangai.

Ma é a pessoa mais rica da China, com uma fortuna estimada em 61 bilhões de dólares, e a 17ª do mundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo