Mundo
Bilionário Andrej Babis retorna ao poder na República Tcheca
Por não contar com a maioria suficiente para governar sozinho, ele assinou um acordo de coalizão com os partidos SPD (extrema-direita, eurocético) e Voz dos Motoristas (direita)
O bilionário Andrej Babis foi nomeado nesta terça-feira 9 como primeiro-ministro da República Tcheca, dois meses após as eleições legislativas vencidas por seu partido e quatro anos depois de perder o comando do governo.
Babis, 71 anos, que governou o país entre 2017 e 2021, foi oficialmente nomeado pelo presidente Petr Pavel.
“Prometo a todos os cidadãos da República Tcheca defender seus interesses, tanto a nível nacional como internacional”, declarou à imprensa durante a cerimônia de posse.
Por não contar com a maioria suficiente para governar sozinho – 80 cadeiras de 200 -, ele assinou um acordo de coalizão com os partidos SPD (extrema-direita, eurocético) e Voz dos Motoristas (direita).
Babis, que fez campanha com a promessa de aumentar os benefícios sociais e reduzir a ajuda à Ucrânia para priorizar os tchecos, defendeu sua lealdade à União Europeia após as eleições.
Contudo, seu retorno ao poder pode implicar uma mudança em relação a Bruxelas e uma aproximação da Hungria e da Eslováquia, que rejeitaram qualquer ajuda militar à Ucrânia e dificultaram as sanções contra a Rússia.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


