Mundo
Biden xinga Putin de ‘FDP maluco’ durante evento de arrecadação de fundos
O presidente norte-americano comentava sobre preocupação com conflitos nucleares quando citou o líder russo; o Kremlin reagiu ao xingamento, horas depois


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o líder russo, Vladimir Putin, de “FDP louco” em um evento de arrecadação de fundos realizado nesta quarta-feira 21, na Califórnia.
“Esta é a última ameaça existencial. É o clima. Temos um ‘FDP’ maluco como aquele cara, Putin e outros, e sempre temos que nos preocupar com o conflito nuclear, mas a ameaça existencial à humanidade é o clima”, disse Biden, na presença de um pequeno grupo de jornalistas.
Em inglês, Biden usou as três letras “SOB”, abreviação de “son of a bitch”, que pode ser traduzido para o português como “FDP” ou “filho da puta”.
O insulto veio em meio a crescente tensão entre os países diante a morte do opositor de Putin, Alexei Navalny. No evento, Biden ainda disse que os Estados Unidos devem anunciar na sexta-feira 23, um pacote de novas e fortes sanções contra a Rússia pela morte do opositor.
Em reação ao xingamento de Biden, o Kremlin afirmou que o presidente dos Estados Unidos estava tentando parecer um “cowboy de Hollywood”.
“É uma imensa vergonha para os Estados Unidos. Se o presidente deste país utiliza este vocabulário, inevitavelmente é vergonhoso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Está claro que o sr. Biden, por interesses políticos internos, está demonstrando um comportamento ao estilo cowboy de Hollywood”, acrescentou.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Estados Unidos são contra que CIJ ordene a Israel que se retire dos Territórios Palestinos
Por AFP
Equipe de Navalny acusa Rússia de reter seus restos mortais para ‘cobrir seus rastros’
Por AFP
Rússia prende mais de 350 pessoas por atos em homenagem a Navalny
Por CartaCapital
Xi e Putin acusam os Estados Unidos de ‘interferência’
Por AFP