Mundo
Biden promete transição pacífica e diz que a eleição foi ‘justa, honesta e transparente’
O presidente entrega oficialmente o comando dos Estados Unidos novamente ao rival republicano em janeiro


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu a Donald Trump uma transição pacífica de governo e reforçou que a eleição norte-americana foi ‘justa, honesta e transparente’.
As declarações foram feitas durante discurso proferido à nação nesta quinta-feira 7, da Casa Branca.
“Ontem, falei com o presidente eleito Trump para parabenizá-lo por sua vitória. Assegurei a ele que direcionei todo o meu governo para trabalhar com sua equipe para garantir uma transição pacífica e ordeira”, disse. “É isso que o povo americano merece.”
“Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, a vontade popular sempre prevalecerá. Você não pode amar seu país só quando você vence”, disse. “Os eleitores fizeram seu dever como cidadãos, e eu farei o meu como presidente.”
Biden entrega oficialmente o comando dos Estados Unidos ao sucessor republicano no dia 20 de janeiro.
O presidente também falou sobre sua confiança no sistema eleitoral americano, afirmando que espera que a reeleição de Trump acabe com as dúvidas sobre a imparcialidade das eleições.
“Algo que esperamos que possamos fazer, não importa em quem você votou, é ver uns aos outros não como adversários, mas como companheiros americanos. Abaixe a temperatura”, disse o presidente. “Espero também que possamos acabar com a questão sobre a integridade do sistema eleitoral americano. Ele é honesto, é justo, é transparente e pode ser confiável, ganhando ou perdendo”, completou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidenta do México diz que teve uma ligação ‘muito cordial’ com Trump
Por CartaCapital
Chefe de governo alemão cancela visita à COP29 devido à crise política
Por AFP
Otan alerta sobre ‘ameaça’ norte-coreana para manter Trump ao lado da Ucrânia
Por AFP