Mundo
Biden promete resposta ‘rápida e severa’ se a Rússia anexar territórios da Ucrânia
‘Os referendos da Rússia são uma farsa’, disparou o presidente dos EUA nesta sexta-feira 23


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira 23 que a Rússia pagará custos “rápidos e severos” se usar referendos “falsos” para anexar territórios da Ucrânia.
“Os referendos da Rússia são uma farsa, um falso pretexto para tentar anexar partes da Ucrânia à força, uma violação flagrante do direito internacional”, declarou Biden em comunicado. “Trabalharemos com nossos aliados e parceiros para impor custos econômicos adicionais rápidos e severos à Rússia.”
Nesta sexta, as administrações pró-Moscou nos territórios ocupados de Donetsk e Lugansk, no Leste ucraniano, e Kherson e Zaporíjia, no Sul, iniciaram os referendos sobre sua anexação à Rússia.
Anunciadas um dia antes de o Kremlin convocar uma “mobilização parcial” de seus reservistas, as consultas são vistas como uma “farsa” por Kiev e aliados ocidentais.
Donestk e Lugansk tiveram sua independência reconhecida pelo presidente russo, Vladimir Putin, pouco antes de ele lançar sua ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro. A integração dos territórios à Rússia pode significar uma escalada no conflito em curso.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Protestem, fujam ou se rendam, diz Zelensky a russos após mobilização de reservistas
Por AFP
Rússia está pronta para defender territórios com armas nucleares, afirma Medvedev
Por CartaCapital
Zelensky exige na Assembleia-Geral da ONU uma ‘punição justa’ para a Rússia
Por AFP