Mundo
Biden comuta sentenças de 1.500 condenados e indulta outros 39
A Casa Branca classificou a decisão de Biden como o maior ato de clemência em um único dia na história do país
O presidente dos Estados Unidos em fim de mandato, Joe Biden, declarou nesta quinta-feira (12) que comutou as condenações de quase 1.500 detentos e indultou outros 39 sentenciados por crimes não violentos, no que a Casa Branca classificou como o maior ato de clemência em um único dia na história do país.
“Estou indultando 39 pessoas que demonstraram uma reabilitação bem-sucedida”, afirmou Biden em um comunicado, no qual acrescenta que também “comutou as sentenças de quase 1.500 pessoas que estão cumprindo longas penas de prisão”.
A Casa Branca informou que as quase 1.500 pessoas cujas sentenças foram comutadas – “o maior número da história em um único dia” – estavam em prisão domiciliar há pelo menos um ano.
“Os Estados Unidos foram construídos com base na promessa de possibilidades e segundas chances”, disse Biden. “Como presidente, tenho o grande privilégio de estender a misericórdia a pessoas que demonstraram remorso e reabilitação”.
Este mês, o democrata enfrentou críticas por perdoar seu filho, Hunter, que foi condenado em dois casos criminais, apesar de ter afirmado anteriormente de que não faria isso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



