Mundo

Berlusconi é destituído de cargo no Senado

O ex-premier foi condenado de forma definitiva a um ano de prisão por fraude fiscal

Apoie Siga-nos no

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi destituído nesta quarta-feira 27 do cargo de senador. Ele foi condenado de forma definitiva a um ano de prisão por fraude fiscal.

O presidente do Senado, Pietro Grasso, fez o anúncio da destituição do magnata da mídia após a rejeição pelos membros do Senado, em diversas rodadas de votação, de vários documentos apresentados pelo ‘Cavaliere’ para tentar evitar a expulsão.

“São, portanto, consideradas aprovadas as conclusões da Comissão Eleitoral defendendo a invalidação da eleição do senador Silvio Berlusconi”, declarou Grasso.

“É um dia amargo, um dia de luto”, declarou Berlusconi, com a mão sobre o coração, ao cumprimentar seus partidários em Roma, pouco antes da votação no Senado sobre a sua destituição.

“Hoje, vejo em seus olhos que a emoção não é apenas minha, mas também a de vocês”, disse, agradecendo os milhares de partidários reunidos em apoio ao seu líder.

 

Leia mais notícias em AFP Mobile.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo