Mundo
Avião com 101 pessoas a bordo cai no México após decolagem
Modelo Embraer 190, da Aeromexico, caiu próximo ao Aeroporto de Guadalupe Victoria, em Durango, e deixou 85 feridos


Um avião da companhia aérea Aeroméxico caiu nesta terça-feira 31 logo após a decolagem no Aeroporto de Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México. O avião levava 97 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Ao menos 85 pessoas ficaram feridas e não há registro de vítimas fatais.
Segundo a Aeroméxico, o acidente ocorreu com o voo AM2431, que saiu de Durango com destino à Cidade do México. O incidente com o Embraer 190, fabricado no Brasil em 2008, ocorreu por volta das 16h (horário local).
Com base em relatório preliminar, a operadora do aeroporto de Durango atribuiu o acidente às más condições climáticas e afirmou que os pilotos tiveram que fazer um pouso de emergência. O avião teria tentado decolar em meio a uma forte chuva de granizo, mas não conseguiu e fez um pouso forçado fora da pista, em um terreno descampado.
Segundo o governador de Durango, José Aispuro, testemunhas disseram que ouviram um barulho e, em seguida, sem aviso, a aeronave estava no chão. Fontes locais disseram que a aeronave caiu cerca de cinco minutos depois de levantar voo.
Imagens de emissoras de televisão mexicanas mostram a cauda do avião praticamente intacta, porém, o corpo bem danificado e muita fumaça saindo da fuselagem. Muitos dos passageiros teriam deixado a aeronave a pé.
Em sua página no Twitter, a companhia aérea confirmou que até o momento não há registro de vítimas fatais.
Al momento no tenemos ningún reporte de personas fallecidas. Estamos trabajando con las autoridades correspondientes para la atención médica de los pasajeros y tripulación. #Vuelo2431
— Aeroméxico (@Aeromexico) 31 de julho de 2018
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, também se pronunciou no Twitter: “faço votos para que a tripulação e todos os passageiros estejam bem.”
He instruido a la @SEDENAmx, @PcSegob y @SCT_mx para que colaboren en la atención del percance aéreo ocurrido en Durango. Hago votos para que la tripulación y la totalidad de pasajeros se encuentren bien.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 31 de julho de 2018
*Com informas de DW e AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.