Mundo
Autoridades apreendem meia tonelada de cocaína em barco espanhol no Taiti
A gendarmaria encontrou 11 fardos com um total de 524 quilos no Raymi, um navio pesqueiro


As autoridades francesas apreenderam nesta semana meia tonelada de cocaína e 8.000 euros (cerca de 8.400 dólares ou 52 mil reais na cotação atual) em um barco espanhol no Taiti, na Polinésia Francesa, informaram fontes da polícia à AFP neste domingo 29.
Em 23 de dezembro, um navio da Marinha Francesa abordou o Raymi, um navio pesqueiro de bandeira espanhola, ao sul da zona econômica exclusiva da Polinésia Francesa.
Onze fardos com um total de 524 quilos de cocaína foram encontrados no barco, disse a gendarmaria à AFP.
Os 14 tripulantes foram detidos e foram apreendidos também cerca de 8 mil euros, acrescentou a fonte.
A gendarmaria francesa e a polícia federal australiana participaram da operação.
O Raymi, escoltado pelo Bougainville da Marinha Francesa, chegou a Papeete, capital da Polinésia Francesa, na manhã de sábado, informou a gendarmaria.
A promotoria de Papeete é responsável pela investigação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.