Mundo

Áustria planeja lockdown de não-vacinados contra a Covid

Os estados da Alta Áustria e Salzburgo, que registram os piores números de contágios, começaram a aplicar confinamentos na semana passada

Áustria planeja lockdown de não-vacinados contra a Covid
Áustria planeja lockdown de não-vacinados contra a Covid
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O chanceler austríaco Alexander Schallenberg anunciou nesta sexta-feira (12) que espera obter no domingo a aprovação do Parlamento para o confinamento de todos os cidadãos que não tomaram a vacina contra a covid, no momento em que o país registra um aumento dos contágios.

“O objetivo é claro: no domingo queremos a aprovação de um confinamento nacional para os não vacinados”, declarou Schallenberg, sem revelar quando a medida entraria em vigor.

Para que a medida seja aplicada a nível nacional, a norma deve ser aprovada pelo Parlamento e pelas autoridades dos governos regionais durante o fim de semana.

O ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein, anunciou nesta sexta-feira que decretará a vacinação obrigatória para os profissionais da área da saúde.

Quase 64% dos austríacos estão completamente vacinadas, um percentual levemente inferior à média da União Europeia (67%).

Schallenberg considerou a taxa de vacinação de “lamentavelmente baixa”.

A Áustria, país de 9,8 milhões de habitantes, registrou mais de 11.640 mortes por covid desde o início da pandemia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo