Atrás do biombo

A Otan virou a desculpa para as nações que não querem interferir de forma mais incisiva na invasão da Ucrânia

Teatro. As forças da organização treinam, enquanto esperam os países associados decidirem se querem ou não uma solução rápida para a guerra - Imagem: Ministério da Defesa da França/OTAN

Apoie Siga-nos no

Um escudo dissuade um inimigo e significa determinação. Também é algo para se esconder a fim de evitar uma briga. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Organização do Tratado­ do Atlântico Norte tem sido usada para ambos os fins por políticos norte-americanos e europeus de graus de valor variados. Mas e se o escudo estiver quebrado ou fundamentalmente defeituoso? As potências ocidentais podem estar prestes a descobrir. A cúpula da Otan em Madri neste mês é anunciada como sua reunião “transformadora” mais importante desde a era da Guerra Fria. Espere muitas autocongratulações sobre como a aliança de 30 países se uniu para proteger o “mundo livre” da agressão russa. Grandes pontos de interrogação permanecem, no entanto.

Na Polônia, em março, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos e chefe de fato da organização, deu o tom. Ele prometeu defender “cada centímetro do território da Otan com toda a força de nosso poder coletivo” – mantendo-se fora da guerra. Meses depois, Biden continua irritantemente vago sobre os resultados em longo prazo. Embora muitos aliados tenham se reforçado, importantes integrantes europeus da Otan se escondem atrás de uma aliança que antes desprezavam e negligenciavam. Eles a usam para evitar compromissos nacionais dispendiosos com Kiev que possam irritar Moscou.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

NELSON JACOMEL JUNIOR 19 de junho de 2022 00h42
Alguém vai punir a OTAN e os EUA pelos crimes de guerra? Está em andamento um novo mundo, multipolar. E ainda se insiste em repetir estas notícias tortas para dizer o mínimo?

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.