Mundo

Atlas mostra Trump à frente de Kamala, inclusive em 6 dos 7 estados-pêndulo

Segundo a pesquisa, 54,7% dos eleitores desaprovam o desempenho do presidente Joe Biden

Atlas mostra Trump à frente de Kamala, inclusive em 6 dos 7 estados-pêndulo
Atlas mostra Trump à frente de Kamala, inclusive em 6 dos 7 estados-pêndulo
Candidata do partido Democrata ganha terreno na disputa contra o ex-presidente - Fotos: Andrew Caballero-Reynolds - Brendan Smialowski / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa AtlasIntel publicada nesta quinta-feira 31 mostra Donald Trump com 49,1% das intenções de voto entre prováveis eleitores na disputa presidencial dos Estados Unidos, contra 47,2% de Kamala Harris. O pleito ocorrerá na próxima terça-feira 5.

Candidatos inexpressivos eleitoralmente, como Jill Stein (1%) e Chase Oliver (0,2%), também aparecem no levantamento.

Em um cenário sem outros postulantes, o republicano Trump marca 49,6%, ante 48,2% da democrata Kamala. Votos nulos chegam a 1,5%, enquanto indecisos representam 0,7%.

Segundo a pesquisa, 54,7% dos eleitores desaprovam o desempenho do presidente Joe Biden, de quem Kamala é vice-presidente. Outros 40,4% aprovam a performance do democrata e 4,8% não souberam responder.

Em um recorte mais detalhado, 51% classificam o desempenho de Biden como ruim ou péssimo, contra 25,5% que o veem como bom ou ótimo e 22,4% que o definem como regular.

O instituto entrevistou 3.490 eleitores, via Recrutamento Digital Aleatório, entre a quarta-feira 30 e esta quinta. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

As eleições nos Estados Unidos, contudo, não são decididas por maioria simples de votos, mas por um colégio eleitoral formado a partir da votação dos candidatos em cada um dos 50 estados. Ou seja: ter o maior número de eleitores nem sempre é suficiente para a vitória.

Em 2016, por exemplo, Hillary Clinton somou 48% do voto popular, mas Trump, com 46%, foi eleito após vencer em estados-chave no colégio eleitoral.

Apesar de mais de 200 milhões de eleitores estarem aptos a votar neste ano, o resultado pode depender de algumas dezenas ou centenas de milhares: são os moradores dos sete estados-pêndulo.

Esses estados não se inclinam de forma clara para democratas ou republicanos e representam um número significativo de delegados (93 de 538).

Como não importa quem terá a maioria dos votos em todo o país, mas o resultado em cada estado, o candidato mais votado em um estado leva todos os seus delegados (exceto em Nebraska e no Maine). O objetivo, por fim, é alcançar o número de 270 delegados.

A pesquisa AtlasIntel desta quinta-feira 31 apresenta as intenções de voto em cada um dos sete swing states, e o resultado é amplamente favorável a Trump: ele aparece numericamente à frente em seis, com exceção de Wisconsin.

Confira os dados de Kamala e Trump, com base nos cenários em que eles são listados como os únicos candidatos:

Arizona: Trump 51% x 46,8% Kamala;

Georgia: Trump 50,1% x 47,8% Kamala;

Michigan: Trump 49,3% x 48,7% Kamala;

Nevada: Trump: 50,6% x 47% Kamala;

North Carolina: Trump 50,7% x 47% Kamala;

Pennsylvania: Trump: 49,4% x 47,9% Kamala;

Wisconsin: Kamala: 49% x 48,8% Kamala.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo