Mundo
‘Até o E.T sabia a hora de voltar pra casa’: embaixada dos EUA no Brasil ironiza imigrantes
Aplicativo destinado para auxiliar imigrantes ilegais a saírem dos EUA destaca ‘histórica oportunidade para alienígenas ilegais receberem uma viagem gratuita’


A embaixada dos Estados Unidos no Brasil utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira 23, para publicar uma mensagem contra imigrantes no país. Usando como comparação o filme clássico da ficção científica, a postagem diz “Até o E.T sabe a hora de voltar para casa, assuma o controle da sua partida com [o aplicativo] CBP Home”.
No site do aplicativo, o Departamento de Estado dos EUA destaca a “histórica oportunidade para alienígenas ilegais de receberem uma viagem gratuita, com perdão de quaisquer débitos em aberto”, além do auxílio financeiro de 1.000 dólares para facilitar a reinserção em seu país de origem ou outro país que tenha ‘status legal’ no CBP’. Após a repercussão negativa, a página desativou os comentários.
Os perfis da embaixada vem apelando mais e mais ao deboche, à medida que a Casa Branca e o governo de Donald Trump endurecem as leis contra imigrantes ilegais. As postagens mais recentes destacam campanhas “para retornar ao seu país da maneira certa” e avisos sobre fraude matrimonial e as consequências da permanência ilegal nos EUA.
Por ordem de Trump, o Departamento de Justiça e o Departamento de Segurança Nacional dos EUA alteraram nos últimos 7 meses regras que garantiam direitos básicos à imigrantes ilegais capturados pelo Serviço de Imigração da Alfândega (ICE em inglês). Memorandos interinos obtidos por diversos jornais americanos, como o New York Times destacam o incentivo ao que chamam de “caça às bruxas”. Com as mudanças, imigrantes ilegais não tem mais direito à audiência de fiança ou quaisquer caminhos na justiça americana para contestar os procedimentos adotados durante a deportação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.