Mundo

Ataques russos na Ucrânia deixam 3 mortos e mais de 50 feridos

Em Kharkiv, governador afirma que 267 crianças e suas famílias receberam ordens para evacuar 16 localidades próximas à linha de frente

Ataques russos na Ucrânia deixam 3 mortos e mais de 50 feridos
Ataques russos na Ucrânia deixam 3 mortos e mais de 50 feridos
Soldados da Ucrânia participam de treino em Donetsk, em 22 de janeiro de 2025. Foto: Genya Savilov/AFP
Apoie Siga-nos no

Vários ataques russos na Ucrânia, nesta quinta-feira 23, deixaram pelo menos três mortos e mais de 50 feridos em três regiões do país, segundo as autoridades, que ordenaram novas retiradas de menores.

A Promotoria regional de Donetsk, no leste, relatou um morto e três civis feridos após o ataque com bombas em Kostyantynivka, vilarejo localizado a poucos quilômetros do front.

Mais ao norte, uma mulher de 54 anos morreu por um drone explosivo perto da cidade de Kupiansk, na região de Kharkiv, uma área constantemente atacada por tropas russas, disseram as autoridades locais.

Após “a intensificação dos bombardeios inimigos”, o governador da região de Kharkiv, Oleg Synegubov, disse que 267 crianças e suas famílias receberam ordens para evacuar 16 localidades próximas à linha de frente.

Na grande cidade de Zaporizhzhia, no sudeste, equipes de emergência disseram que uma pessoa morreu e outras 51 ficaram feridas, incluindo quatro bombeiros e um bebê de dois meses, em um ataque russo de mísseis e drones durante a noite.

A região foi atingida por 361 bombardeios em 10 localidades nas últimas 24 horas, incluindo quatro ataques com mísseis em Zaporizhzhia, de acordo com o governador da região, Ivan Fedorov.

Nos últimos meses, o Exército russo intensificou seus ataques ao sul da Ucrânia e aumentou os bombardeios contra Zaporizhzhia, uma cidade com 700 mil habitantes antes da guerra.

Desde novembro, a Ucrânia teme uma ofensiva contra a cidade, localizada a cerca de 35 quilômetros das posições russas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo