Mundo

Ataques a duas cidades matam 65 no Sudão

A guerra já causou dezenas de milhares de mortes e levou ao deslocamento de mais de 12 milhões de pessoas

Ataques a duas cidades matam 65 no Sudão
Ataques a duas cidades matam 65 no Sudão
Imagem de 20 de abril de 2023 mostra fumaça preta subindo do Aeroporto Internacional de Cartum em meio a batalhas entre as forças de dois generais rivais. Fpto: AFP
Apoie Siga-nos no

Sessenta e cinco pessoas morreram e 133 ficaram feridas nesta segunda-feira 3 em dois ataques ocorridos em grandes cidades do sul e do oeste do Sudão, segundo fontes hospitalares.

No sul, rebeldes que pertencem a um braço do Movimento de Libertação do Povo do Sudão/Norte lançaram obuses contra Kadugli, capital de Cordofão do Sul, controlada pelo Exército sudanês.

“Os bombardeios causaram a morte de 40 pessoas e feriram outras 70”, informou uma fonte do hospital principal de Kadugli. Já “um ataque aéreo do Exército contra um bairro de Nyala deixou 25 mortos e 63 feridos”, segundo uma fonte médica.

Nyala, capital de Darfur do Sul, é controlada pelas Forças de Apoio Rápido (RSF), assim como quase toda a região de Darfur. O secretariado-geral da ONU expressou preocupação com informações sobre execuções sumárias de civis no norte de Cartum supostamente realizadas por forças aliadas ao Exército nacional, em guerra contra os paramilitares das RSF desde abril de 2023.

A guerra já causou dezenas de milhares de mortes e levou ao deslocamento de mais de 12 milhões de pessoas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo