Mundo

Ataque russo atinge torre de televisão de Kiev, transmissão é interrompida

Explosão deixou cinco mortos; mais cedo, a Rússia já havia pedido que civis fossem retirados da cidade pois faria um ataque localizado nas infraestruturas de Kiev

Foto: UKRAINIAN INTERIOR MINISTRY PRESS SERVICES / AFP
Apoie Siga-nos no

Um ataque russo atingiu a torre de televisão de Kiev nesta terça-feira (1º) e deixou cinco mortos, além de provocar a interrupção da transmissão de canais de TV – anunciou o Ministério ucraniano do Interior.

“Segundo dados preliminares, cinco pessoas morreram, e cinco ficaram feridas” neste ataque, detalhou o ministério, em sua página no Facebook.

O ataque, no sexto dia da invasão da Ucrânia por tropas russas, “atingiu” equipamentos da torre, relatou o ministério, acrescentando que “os canais não vão funcionar durante um certo tempo”.

O governo disse que os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.

Uma fotografia publicada pelo Ministério do Interior mostrava a torre envolvida por uma espessa nuvem cinza. A estrutura principal continua de pé.

A torre de televisão fica no mesmo bairro do sítio de Babi Yar, um lugar onde os nazistas mataram mais de 30.000 judeus em dois dias, em 1941. Este local é um importante memorial.

“Esses bárbaros estão massacrando as vítimas da Shoah (Holocausto) pela segunda vez”, denunciou no Twitter o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriï Iermak.

Mais cedo, a Rússia já havia pedido que civis fossem retirados da cidade pois faria um ataque nas infraestruturas locais.

“Para deter os ataques virtuais contra a Rússia serão realizados ataques com armas de alta precisão contra as infraestruturas tecnológicas do SBU (serviço de segurança) e o centro principal da Unidade de Operações Psicológicas em Kiev”, afirmou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov.

“Pedimos aos habitantes de Kiev que moram perto dos centros de retransmissão que abandonem suas residências”, acrescentou.

Essas observações ocorrem no momento em que as forças russas, que invadiram a Ucrânia na quinta-feira, intensificam os esforços para tomar a capital.

Durante a noite, imagens de satélite da empresa americana Maxar capturaram uma coluna de mais de 60 quilômetros de veículos e artilharia se movendo na direção de Kiev.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo