Mundo
Ataque a tiros deixa três mortos e nove feridos nos EUA
Mais de 220 ataques a tiros foram registrados este ano nos Estados Unidos, segundo números da organização não governamental Gun Violence Archive


Três pessoas morreram e nove ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque a tiros no estado americano do Novo México, informou a polícia. O suspeito, 18, “foi confrontado e morreu no local”, informou o Departamento de Polícia de Farmington, pequena cidade do Novo México.
O comandante da polícia, Baric Crum, disse em entrevista coletiva que os oficiais que atenderam o chamado de um ataque a tiros em um bairro residencial encontraram “um cenário de caos, com um homem disparando contra indivíduos”. Quatro oficiais o enfrentaram “e conseguiram detê-lo”. “O suspeito está morto. Sabemos que suas ações mataram três civis.”
Outras nove pessoas ficaram feridas, além dos dois oficiais que participaram da ação. “Ambos estão em condição estável”, disse Crum. Uma investigação foi aberta para esclarecer os detalhes do incidente. A identidade dos mortos não foi revelada.
Mais de 220 ataques a tiros foram registrados este ano nos Estados Unidos, segundo números da organização não governamental Gun Violence Archive. Episódios de violência com armas de fogo são frequentes nos Estados Unidos, um país no qual há mais armas do que pessoas, e onde as tentativas de reduzir a sua proliferação encontram forte resistência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Biden pede proibição de fuzis após mais um massacre nos EUA; país tem mais armas do que cidadãos
Por RFI
PM mata dois colegas a tiros de fuzil dentro de quartel no interior de São Paulo
Por CartaCapital
Policial civil mata quatro colegas em delegacia no Ceará e se entrega
Por CartaCapital