Mundo

Assembleia-Geral da ONU aprova pedido de cessar-fogo humanitário em Gaza

Dez nações, incluindo os Estados Unidos e Israel, votaram contra

Assembleia-Geral da ONU aprova pedido de cessar-fogo humanitário em Gaza
Assembleia-Geral da ONU aprova pedido de cessar-fogo humanitário em Gaza
Assembleia-Geral da ONU em 12 de dezembro de 2023. Foto: Angela Weiss/AFP
Apoie Siga-nos no

A Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta terça-feira 12, por uma maioria esmagadora, uma resolução não vinculativa que pede um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza.

Essa convocação até agora não foi feita pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Dos 193 países membros da ONU, 153 votaram a favor da resolução, ultrapassando os cerca de 140 que frequentemente apoiam textos semelhantes condenando a invasão russa da Ucrânia.

Dez nações, incluindo os Estados Unidos e Israel, votaram contra e 23 se abstiveram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo