Mundo
‘As tropas russas estão muito perto. A noite será difícil’, diz prefeito de Kiev
‘Os grupos de sabotagem estão neutralizando as agências militares e policiais da cidade’, alertou Vitali Klitschko


O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse na noite desta sexta-feira 25 (horário local) que as tropas russas estão “muito perto da capital”. Ele projetou que a madrugada de sábado será “difícil” para a cidade.
“A situação agora é ameaçadora para Kiev, sem exagero. A noite e a manhã serão difíceis”, disse Klitschko em uma mensagem publicada via Telegram.
E acrescentou: “As tropas russas estão muito perto da capital. Os grupos de sabotagem estão neutralizando as agências militares e policiais da cidade. As pontes estão sob proteção e controle especial na capital. Equipamentos militares e soldados das Forças Armadas estão na patrulha”.
Klitschko ainda declarou que os hospitais de Kiev estão em modo de guerra e anunciou a instalação de pontos de controle nos principais acessos à cidade e nas proximidades de instalações consideradas estratégicas.
“Estamos fazendo isso para proteger Kiev”, emendou o prefeito. “Agradeço ao povo da cidade por sua disposição de defender a capital e o país, com outras unidades das Forças Armadas e agências de aplicação da lei”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tropas avançam sobre Kiev, Putin pede ao exército para ‘tomar o poder’; o essencial do 2º dia de conflitos
Por Leonardo Miazzo
Rússia diz que Ucrânia ‘desapareceu’ após sinalizar disposição para diálogo
Por CartaCapital
Bancos estatais da China decidem restringir financiamento para commodities russas
Por CartaCapital