Mundo
Arthur Murta: Brasil pode perder seu papel central na América do Sul
O professor da PUC e especialista em América do Sul analisou a perspectiva para 2020 e as mudanças políticas ocorridas no Mercosul


A América do Sul esteve em pauta durante todo o ano. Manifestações ocorreram em diversos países, eleições na maioria deles e mudanças políticas importantes aconteceram durante 2019. O professor de relações internacional da PUC-SP e especialista em América do Sul, Arthur Murta, acredita que no próximo ano teremos um período ainda complicado para o continente, principalmente para o Mercosul. E o Brasil, em um processo que já começou em 2019, pode ver seu papel de ator principal do continente ser reduzido (ainda mais).
“A Argentina, que é o segundo país mais importante do Mercosul, se coloca em outro local do aspecto político. Argentina terá que fazer política em um cenário com políticos de direita guiando o Mercosul”, analisa.
O professor bateu um papo com CartaCapital, dentro da série “2020 em 10 pontos”, e analisou todos os países da América do Sul para o novo ano.
Assista:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.