Mundo
Armênia anuncia que reconhece a Palestina como Estado
No final de maio, Espanha, Irlanda e Noruega também reconheceram de, forma oficial, a Palestina
O Ministério das Relações Exteriores da Armênia anunciou nesta sexta-feira (21) o reconhecimento da Palestina como Estado, com o objetivo de avançar para a paz no Oriente Médio, e insistindo na “situação crítica em Gaza”.
“Reafirmando sua lealdade ao direito internacional e aos princípios de igualdade, soberania e coexistência pacífica dos povos, a República da Armênia reconhece o Estado da Palestina”, afirma um comunicado divulgado pelo ministério.
O governo de Yerevan “deseja sinceramente uma paz duradoura” na região, acrescenta a nota, que insiste na “instauração imediata de uma trégua” na guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.
Hussein al Sheikh, secretário-geral do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), elogiou a decisão da Armênia.
“É uma vitória para o direito, a justiça, a legitimidade e a luta do nosso povo palestino para a libertação e a independência”, escreveu na rede social X.
No final de maio, Espanha, Irlanda e Noruega reconheceram de forma oficial a Palestina pelo mesmo motivo, uma iniciativa que provocou a indignação de Israel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça de NY retira acusações contra maioria de manifestantes pró-palestinos de Columbia
Por AFP
Netanyahu não quer resolver o problema e sim ‘aniquilar palestinos’, diz Lula
Por CartaCapital
Parlamento da Eslovênia aprova o reconhecimento do Estado da Palestina
Por AFP
Espanha, Irlanda e Noruega oficializam reconhecimento da Palestina como Estado
Por AFP



