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Argentina: pesquisa mostra subida de Massa frente a Milei

Diferença entre candidato ‘anarcocapitalista’ e atual ministro da Economia cai para 3%, registrando empate técnico no limite da margem de erro

Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa. Foto: AFP
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Faltando um mês e meio para o primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina, uma nova pesquisa de intenção de voto, divulgada na última quinta-feira 7, mostra que o candidato governista Sergio Massa se aproximou do ultralibertário Javier Milei. No cenário traçado pela pesquisa, Milei e Massa iriam para o segundo turno, marcado para novembro

A consultoria Analogías, responsável pela pesquisa, revelou “uma leve melhora de Sergio Massa, que é equivalente a uma queda de Javier Milei, em torno de um ponto percentual”, apesar de Milei, que venceu as primárias realizadas em agosto, ainda sustentar a liderança. 

Segundo a pesquisa, o candidato da coalizão La Libertad Avança, que pretende dolarizar a economia do país, tem 31,1% das intenções de voto. O percentual representa, como dito, uma queda de 1% em comparação à pesquisa anterior, divulgada no final de agosto.

Massa, por sua vez, obteve 28,1% das intenções de voto, o que representa um avanço de 1,3% em relação à pesquisa anterior. Já Patricia Bullrich, que anunciou recentemente que o economista Carlos Melconian será o seu ministro da Economia, caso ela seja eleita, somou 21,2% das intenções de voto (+0,3% em relação à pesquisa anterior).  

As primárias realizadas no mês passado serviram, também, para filtrar os candidatos à presidência da República. Uma das condições para disputar as eleições, por exemplo, é ter obtido, pelo menos, 1,5% dos votos nas prévias. A condição fez com que Myriam Bregman e Juan Schiaretti estivessem aptos para as eleições de outubro. Ambos obtiveram, respectivamente, 3,4% e 2,1% das intenções de voto, segundo a Analogías

O acirramento da disputa eleitoral na Argentina não se limita à proximidade entre Milei e Massa, mas se revela no patamar de eleitores indecisos. Segundo a consultoria, 11,4% dos entrevistados disseram que ainda não decidiram em quem vão votar. Outros 2,1% disseram que vão votar em branco.

Há, nesse quadro, um leve aumento sobre os indecisos, em relação às pesquisas que vêm sendo divulgadas após as primárias, que têm mostrado que essa categoria gira na casa dos 9%. 

A pesquisa da Analogías, que tem margem de erro de 2% para mais ou para menos, foi realizada entre 03 e 05 de setembro. A consultoria ouviu 2.398 pessoas. 

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