Mundo
Arábia Saudita pede que países árabes apoiem oposição síria
O chanceler saudita fez as declarações antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores árabes
O ministro saudita das Relações Exteriores, príncipe Saud al-Faisal, pediu neste domingo 1º que os países árabes apoiem a oposição síria, que pede uma intervenção militar estrangeira contra o regime de Bashar al-Assad.
O chanceler saudita fez essas declarações em uma entrevista coletiva à imprensa no Cairo, antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores árabes a respeito da situação na Síria.
No sábado, o presidente americano, Barack Obama, anunciou a sua decisão de ordenar uma intervenção militar contra o regime sírio, mesmo sem o aval das Nações Unidas, em resposta a um ataque químico supostamente efetuado pelas forças do presidente Bashar al-Assad no dia 21 de agosto, perto de Damasco.
No entanto, ele vai pedir autorização ao Congresso americano, que está em recesso até 9 de setembro. Outros países, como França e Austrália, devem apoiar uma ofensiva.
Leia mais notícias em AFP Mobile.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.