Mundo

Apuração oficial confirma vitória de Luis Arce na Bolívia

Tribunal Supremo Eleitoral informou que nesta sexta apresentará os resultados

Arce confirmado presidente (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP) Arce confirmado presidente (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)
Apoie Siga-nos no

A apuração oficial da eleição presidencial na Bolívia confirmou, nesta sexta-feira 23, a vitória de Luis Arce, candidato do MAS, com ampla vantagem sobre os adversários.

Segundo informações da agência Reuters, o resultado mostrou que Arce teve 55,10% dos votos válidos, confirmando a vitória no pleito ainda no primeiro turno.

Carlos Mesa, principal adversário e nome mais forte da direita do país, ficou em segundo lugar, com pouco menos de 29% dos votos.

Já o ultradireitista Luis Fernando Camacho, do Creemos, ficou em terceiro lugar, com 14%.

No país, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter mais de 50% dos votos, ou alcançar 40% dos votos e ter pelo menos dez pontos percentuais de diferença para o segundo colocado.

O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia ainda não chancelou publicamente a vitória de Arce, mas informou que nesta sexta às 18h locais apresentará os resultados oficiais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo