Apuração oficial confirma vitória de Luis Arce na Bolívia

Tribunal Supremo Eleitoral informou que nesta sexta apresentará os resultados

Arce confirmado presidente (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)

Arce confirmado presidente (Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP)

Mundo

A apuração oficial da eleição presidencial na Bolívia confirmou, nesta sexta-feira 23, a vitória de Luis Arce, candidato do MAS, com ampla vantagem sobre os adversários.

Segundo informações da agência Reuters, o resultado mostrou que Arce teve 55,10% dos votos válidos, confirmando a vitória no pleito ainda no primeiro turno.

 

 

Carlos Mesa, principal adversário e nome mais forte da direita do país, ficou em segundo lugar, com pouco menos de 29% dos votos.

Já o ultradireitista Luis Fernando Camacho, do Creemos, ficou em terceiro lugar, com 14%.

No país, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter mais de 50% dos votos, ou alcançar 40% dos votos e ter pelo menos dez pontos percentuais de diferença para o segundo colocado.

O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia ainda não chancelou publicamente a vitória de Arce, mas informou que nesta sexta às 18h locais apresentará os resultados oficiais.

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem