Mundo
Apuração oficial confirma vitória de Luis Arce na Bolívia
Tribunal Supremo Eleitoral informou que nesta sexta apresentará os resultados


A apuração oficial da eleição presidencial na Bolívia confirmou, nesta sexta-feira 23, a vitória de Luis Arce, candidato do MAS, com ampla vantagem sobre os adversários.
Segundo informações da agência Reuters, o resultado mostrou que Arce teve 55,10% dos votos válidos, confirmando a vitória no pleito ainda no primeiro turno.
Agradecemos las felicitaciones del hermano Vladimir Putin, Presidente de la Federación de #Rusia, y la visita que hoy recibimos de su Embajador en #Bolivia, Vladimir Sprinchan. Fortaleceremos la relación entre nuestros países para beneficio de los pueblos. #VamosASalirAdelante pic.twitter.com/5BS2hWNeGG
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) October 22, 2020
Carlos Mesa, principal adversário e nome mais forte da direita do país, ficou em segundo lugar, com pouco menos de 29% dos votos.
Já o ultradireitista Luis Fernando Camacho, do Creemos, ficou em terceiro lugar, com 14%.
No país, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter mais de 50% dos votos, ou alcançar 40% dos votos e ter pelo menos dez pontos percentuais de diferença para o segundo colocado.
O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia ainda não chancelou publicamente a vitória de Arce, mas informou que nesta sexta às 18h locais apresentará os resultados oficiais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.