Mundo
Após vitória nas urnas, quando Trump voltará à Casa Branca?
Uma série de ritos burocráticos ainda precisa ser cumprida antes do republicano tomar posse no cargo


A vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos nesta quarta-feira 6 garante a Donald Trump o retorno à Casa Branca após quatro anos. Entretanto, a data prevista para que ele assuma o cargo é 20 de janeiro de 2025.
No complexo sistema eleitoral dos EUA a vitória na votação popular representa apenas um passo até a efetiva chegada de um novo presidente ao cargo.
Até o próximo dia 11 de dezembro, os chefes dos governos de cada um dos estados devem confirmar a contagem final dos votos em documento enviado à chefia do Arquivo Nacional do país.
Já em 17 de dezembro, acontece a reunião dos colégios eleitorais em cada estado para que sejam formalizados os votos dos delegados. Como exemplo: os 30 delegados do estado da Flórida, onde Trump conquistou a preferência popular, vão depositar seus votos em favor do Republicano.
Outra data importante é 6 de janeiro de 2025, quando acontecerá uma sessão conjunta do Congresso para formalizar a contagem dos votos. A invasão ao Capitólio (edifício sede do legislativo do país em Washington) por apoiadores de Trump em 2021 aconteceu justamente quando era realizada essa sessão.
Após cumpridas todas essas etapas, enfim, o republicano participará da cerimônia de posse, no dia 20 de janeiro, dia que marca o início oficial do seu novo governo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula parabeniza Trump por vitória nas eleições dos Estados Unidos e pede diálogo
Por CartaCapital
Vitória de Trump marca repetição de cenário que não acontecia desde o século XIX
Por CartaCapital