Mundo
Após onda de protestos nos EUA, manifestação pró-Palestina agita universidade de elite francesa
O grupo pede o fim da ‘repressão das vozes pró-palestinas no campus’ e o encerramento de contratos da Sciences Po com empresas de Israel


Um grupo de estudantes bloqueou nesta sexta-feira o prestigioso centro educacional francês Sciences Po Paris para pedir uma “condenação clara das ações de Israel” em Gaza, um protesto na esteira dos realizados em universidades americanas.
A renomada escola superior de Ciências Políticas vive desde a noite de quinta-feira um bloqueio de seu edifício histórico no centro da capital francesa, cuja entrada amanheceu obstruída com material de construção e lixeiras.
Na manhã desta sexta-feira era possível ver pelas janelas que estudantes passaram a noite no local, vestidos com kufiyas, e bandeiras palestinas penduradas em apoio à sua luta.
O comitê Palestina do Sciences Po pede “uma condenação explícita das ações de Israel” em Gaza e o “fim da colaboração” a todas as “instituições” consideradas cúmplices da “opressão sistêmica ao povo palestino”, afirmou.
O grupo pede o fim “à repressão das vozes pró-palestinas no campus”, após o centro de elite ser acusado de permitir que o antissemitismo floresça.
A AFP não conseguiu contato com a direção do centro.
A nova ação ocorre quando os protestos em defesa dos palestinos se multiplicam em universidades dos Estados Unidos, embora na França ainda não ocorram de forma ampla.
O presidente do Conselho Representativo de Instituições Judaicas da França (Crif), Yonathan Arfi, considerou “perigosa” a mobilização, embora não ocorra “em massa”, afirmou ao canal LCI.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Manifestações pró-Palestina se multiplicam em universidades dos EUA
Por AFP
Columbia: o epicentro do movimento pró-Gaza que agita universidades nos EUA
Por AFP
Mais de 130 detidos em Nova York após manifestação estudantil pró-palestina
Por AFP
Israel anuncia ‘ação ofensiva’ no sul do Líbano
Por AFP