Mundo
Kast visita Boric e inicia conversas para transição presidencial no Chile
O político de extrema-direita foi eleito no último domingo
O presidente eleito do Chile, o político de extrema-direita José Antonio Kast, visitou nesta segunda-feira 15 o atual mandatário, Gabriel Boric, em uma de suas primeiras atividades após vencer o segundo turno da eleição presidencial no domingo. O encontro aconteceu no palácio de La Moneda, sede do governo do país.
Horas antes, Kast, um advogado ultraconservador de 59 anos, se reuniu com um grupo de moradores do bairro rural de Buin, nas imediações de Santiago, onde obteve sua primeira vitória eleitoral em 1996 como vereador.
Kast foi deputado por três mandatos como representante da região, vizinha de Paine, a localidade rural onde vive na zona sul de Santiago, onde seus pais, imigrantes alemães, montaram um próspero negócio de embutidos.
“Espero que seja uma reunião republicana”, disse Kast a jornalistas, antes de encontrar Boric.
O presidente eleito recebeu 58% dos votos e superou Jeannette Jara, uma comunista moderada, que representava uma coalizão de esquerda e obteve 42% dos votos.
Ele assumirá o poder em 11 de março para um mandato de quatro anos. Kast, um católico devoto e pai de nove filhos, prometeu deportar quase 340 mil migrantes sem documentos, a maioria venezuelanos, e enfrentar a criminalidade.
O presidente eleito defende a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), que deixou 3.200 mortos e desaparecidos e dezenas de milhares de torturados e presos políticos.
Com informações da AFP.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
José Antonio Kast é eleito presidente e Chile terá governo mais à direita desde a era Pinochet
Por CartaCapital
Chile poderá ter governo mais à direita desde a era Pinochet
Por Deutsche Welle



