Mundo

Após ataques, Iraque apresenta queixa na ONU por violação de soberania

Também neste domingo 5, o Parlamento iraquiano pediu ao governo para “acabar com a presença de tropas estrangeiras” no Iraque

Protesto com queima de pneus no centro de Najaf, no Iraque, contra a transformação do país em área de confronto entre EUA e Irã - Foto: Haidar HAMDANI/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministério das Relações Exteriores do Iraque anunciou neste domingo 5 que apresentou uma queixa ao Conselho de Segurança da ONU após “ataques americanos contra bases iraquianas” e “o assassinato de comandantes militares iraquianos e amigos”.

O Iraque considera como “violação de sua soberania” o disparo que matou na sexta-feira 3 no aeroporto de Bagdá o general iraniano Qassem Soleimani e Abu Mehdi al-Mouhandis, número dois da Hachd al-Shaabi, uma coalizão paramilitar pró-Irã integrada às forças de segurança.

Parlamento quer expulsar coalizão

Também neste domingo 5, o Parlamento iraquiano pediu ao governo para “acabar com a presença de tropas estrangeiras” no Iraque, começando por “retirar seu pedido de ajuda” dirigido à comunidade internacional para combater o grupo Estado Islâmico (EI).

Durante uma sessão extraordinária, transmitida ao vivo pela televisão estatal e na presença do primeiro-ministro Adel Abdel Mahdi, os deputados aprovaram uma decisão que “obriga o governo a preservar a soberania do país, retirando seu pedido de ajuda”, informou o chefe do Parlamento, Mohammed al-Halbussi.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo