Mundo
Apoiadores de Cristina Kirchner protestam contra condenação; veja imagens
A líder peronista reagiu à sentença em transmissão direto do Senado: ‘Não é lawfare, nem Partido Judicial. Isso é um Estado paralelo’
Manifestantes peronistas reagiram, nesta terça-feira 6, à decisão da Justiça argentina de condenar a vice-presidenta Cristina Kirchner a 6 anos de prisão, com inabilitação perpétua para cargos públicos. Na mesma audiência, ela foi inocentada do delito de associação criminosa. Cabe recurso contra a sentença.
CFK foi acusada de favorecimento ao empresário Lázaro Báez, considerado próximo de sua família, na concessão de licitações de obras públicas na província de Santa Cruz, no sul do país.
Ela também é presidenta do Senado e, por isso, a condenação só deverá ser cumprida quando for confirmada pela Corte Suprema, o que pode demorar anos.
“Essa condenação não é pelas leis da Constituição, ou pelas leis administrativas ou pelo Código Penal. É uma condenação que tem origem num sistema que eu, quase ingenuamente, chamei de lawfare e de Partido Judicial. É muito mais simples. Não é lawfare, nem Partido Judicial. Isso é um Estado paralelo e uma máfia judicial“, declarou Cristina direto do Senado após a sentença ser proferida.
Confira imagens das manifestações de apoio a Cristina em frente ao tribunal de Comodoro Py, na província de Buenos Aires:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.










