CartaExpressa
Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio a ameaças de Trump
Nos últimos dias, o presidente norte-americano aumentou a pressão sobre a ilha dinamarquesa
A Alemanha, Suécia e Noruega anunciaram nesta quarta-feira 14 que vão enviar tropas para a Groenlândia para uma “missão de exploração” que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro. O destacamento militar acontece em meio à ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A convite da Dinamarca, a Alemanha participará de uma missão de exploração na Groenlândia, de 15 a 17 de janeiro de 2026, juntamente com outras nações europeias”, diz o comunicado alemão.
Segundo o texto, o objetivo é explorar as condições estruturais para possíveis contribuições militares em apoio à Dinamarca na garantia da segurança na região. A Dinamarca também disse que reforçou a presenta militar na ilha e seus arredores em “estreita colaboração” com aliados da Otan.
Nos últimos dias, o presidente norte-americano aumentou a pressão sobre a Groenlândia, afirmando que assumirá o controle da ilha ártica “de um jeito ou de outro”. O republicano apontou repetidamente o crescente nível de atividade no Ártico por parte da Rússia e China para justificar por que os EUA necessitam controlar a Groenlândia.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



