CartaExpressa
Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio a ameaças de Trump
Nos últimos dias, o presidente norte-americano aumentou a pressão sobre a ilha dinamarquesa
A Alemanha, Suécia e Noruega anunciaram nesta quarta-feira 14 que vão enviar tropas para a Groenlândia para uma “missão de exploração” que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro. O destacamento militar acontece em meio à ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A convite da Dinamarca, a Alemanha participará de uma missão de exploração na Groenlândia, de 15 a 17 de janeiro de 2026, juntamente com outras nações europeias”, diz o comunicado alemão.
Segundo o texto, o objetivo é explorar as condições estruturais para possíveis contribuições militares em apoio à Dinamarca na garantia da segurança na região. A Dinamarca também disse que reforçou a presenta militar na ilha e seus arredores em “estreita colaboração” com aliados da Otan.
Nos últimos dias, o presidente norte-americano aumentou a pressão sobre a Groenlândia, afirmando que assumirá o controle da ilha ártica “de um jeito ou de outro”. O republicano apontou repetidamente o crescente nível de atividade no Ártico por parte da Rússia e China para justificar por que os EUA necessitam controlar a Groenlândia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



