Mundo

Alemanha processará quem usar em público a letra Z, símbolo de apoio à Rússia

Durante a guerra na Ucrânia, um Z em branco apareceu nos tanques e nos uniformes das forças russas

Ato pró-Rússia em Belgrado, em março de 2022. Foto: Andrej Isakovic/AFP
Apoie Siga-nos no

Duas importantes regiões alemãs, Baviera e Baixa Saxônia, processarão qualquer pessoa que use a letra Z em público, um símbolo de apoio à guerra da Rússia contra a Ucrânia.

As pessoas que “expressam publicamente sua aprovação à guerra de agressão do presidente russo Putin contra a Ucrânia usando este símbolo Z enfrentarão consequências criminais”, disse o ministro do Interior da Baixa Saxônia, Boris Pistorius, em um comunicado.

Os partidários do Kremlin que usam um Z em público “devem saber que podem ser processados por tolerarem crimes”, alertou o ministro da Justiça da Baviera, Georg Eisenreich, em uma mensagem transmitida à AFP.

Durante a guerra na Ucrânia, um Z em branco apareceu nos tanques e nos uniformes das forças russas.

Desde então, o símbolo foi visto em espaços públicos, na Rússia e fora do país, “em edifícios, carros ou roupas”, explica o ministério da Baixa Saxônia.

“Todos podem expressar sua opinião na Alemanha”, mas “a liberdade de expressão termina onde começa o direito penal”, observou o ministro bávaro.

O Código Penal alemão pune com até três anos de prisão e uma multa quem aprova publicamente guerras agressivas, que possam perturbar a ordem pública.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo