Mundo

Além de Mamdani: as outras vitórias democratas nos EUA nesta terça

A oposição a Donald Trump prevaleceu nas disputas pelos governos da Virgínia e de Nova Jersey

Além de Mamdani: as outras vitórias democratas nos EUA nesta terça
Além de Mamdani: as outras vitórias democratas nos EUA nesta terça
Abigail Spanberger, eleita governadora da Virgínia. Foto: Win McNamee/Getty Images North América/AFP
Apoie Siga-nos no

Além de os nova-iorquinos elegerem o muçulmano Zohran Mamdani (de esquerda) prefeito na terça-feira 4, os democratas conquistaram dois importantes governos estaduais — uma advertência ao presidente Donald Trump antes das eleições de meio de mandato de 2026.

A vitória de Mamdani aconteceu em meio a intensos ataques contra suas políticas e sua religião por parte de Trump, das elites empresariais e da imprensa conservadora.

Os democratas também venceram as corridas para os governos da Virgínia e de Nova Jersey, um resultado que sugere uma mudança no ânimo político do país, que no ano que vem retornará às urnas para definir qual partido terá maioria no Congresso.

Mamdani, legislador estadual de Nova York pelo bairro do Queens, se autodenomina socialista e fez campanha com a promessa de reduzir os custos de vida para os nova-iorquinos comuns.

O prefeito eleito, de 34 anos — o mais jovem a ocupar o cargo em mais de um século — afirmou na noite de terça-feira que seu triunfo mostra o caminho para derrotar Trump.

“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o viu nascer”, declarou Mamdani no discurso de vitória. “Neste momento de escuridão política, Nova York será a luz.”

Vitórias democratas em Nova Jersey, Virgínia e Califórnia

Embora Mamdani tenha dominado as manchetes, as eleições para os governos de Nova Jersey e da Virgínia também são indicadores do clima político nos Estados Unidos, quase dez meses após o retorno de Trump à Casa Branca.

A congressista democrata Mikie Sherrill venceu na terça-feira a eleição para o governo de Nova Jersey, segundo projeções da imprensa americana.

Sherrill, uma ex-piloto da Marinha que baseou a campanha em suas credenciais de segurança nacional, derrotou o empresário republicano e ex-deputado estadual Jack Ciattarelli, apoiado por Trump.

Na Virgínia, a democrata Abigail Spanberger foi eleita governadora. Ex-agente da CIA de 46 anos, ela era a grande favorita nas pesquisas para se tornar a primeira mulher a comandar o estado da costa leste, que foi governado pelo republicano Glenn Youngkin nos últimos quatro anos.

Em outra vitória significativa para os democratas, os eleitores da Califórnia também aprovaram uma proposta para redesenhar os distritos eleitorais em uma tentativa de neutralizar os esforços de manipulação eleitoral ordenados por Trump em estados governados por republicanos.

“Ainda temos muito trabalho a fazer, mas o futuro parece um pouco mais brilhante”, reagiu o ex-presidente democrata Barack Obama.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo