Mundo
Agressores morrem em ataque a banco central do Haiti
O Banco da República do Haiti (BRH) é uma das poucas instituições que não fugiu do centro da cidade, onde diversas gangues correm soltas
Um ataque ao banco central do Haiti em Porto Príncipe, capital amplamente controlada por gangues armadas, foi repelido e vários agressores morreram, disse uma fonte da agência à AFP nesta terça-feira (19).
O Banco da República do Haiti (BRH) é uma das poucas instituições que não fugiu do centro da cidade, onde diversas gangues correm soltas.
Um grupo de “bandidos” atacou as suas instalações na segunda-feira, disse à AFP uma fonte do BRH, que preferiu permanecer anônima.
“Nossos agentes de segurança, junto com a polícia e o Exército, repeliram o ataque. Entre três e quatro bandidos morreram”, disse a fonte.
Um dos seguranças do BRH foi baleado, acrescentou.
O Banco afirmou nesta terça-feira na rede X (antigo Twitter) que estava “profundamente agradecido” aos seus agentes de segurança e à polícia nacional “pela sua vigilância e compromisso constante com a proteção” da comunidade.
“Em resposta a um incidente ocorrido ontem (segunda-feira) nas proximidades das instalações do BRH (…), a polícia e a equipe de segurança da instituição reagiram com profissionalismo e eficácia”, afirmou a instituição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


