Mundo

Acusados por invasão do Capitólio esperam indulto de Trump

Ao todo, 1.532 pessoas foram acusadas pelo ataque, das quais 571 são citadas por crimes relacionadas com agressão, resistência ou bloqueio do trabalho das forças de ordem

Acusados por invasão do Capitólio esperam indulto de Trump
Acusados por invasão do Capitólio esperam indulto de Trump
Guerrilha. Os negacionistas do QAnon misturam o caldo de onde brotou a invasão do Capitólio e outras ideias golpistas - Imagem: Kyle Grillot/AFP e Brent Stirton/Getty Images/AFP
Apoie Siga-nos no

Os apoiadores de Donald Trump acusados pela invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 esperam ser perdoados pelo presidente eleito, que os chamou de “patriotas” e “presos políticos”.

Mais de 1.500 pessoas foram acusadas pela invasão, que buscava impedir a certificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden.

“Estou inclinado a perdoar muitos deles”, prometeu Trump diversas vezes durante sua campanha, uma delas durante um painel organizado pela rede de TV CNN. “Não posso dizer para cada um deles, porque alguns, provavelmente, perderam o controle.”

Trump minimizou repetidamente a gravidade do ataque ao Capitólio, que chegou a descrever como “um dia de amor”. Vários acusados pelos distúrbios aproveitaram a vitória eleitoral do republicano para pedir que seus julgamentos ou sentenças sejam suspensos.

Christopher Carnell, 21, morador da Carolina do Norte, pediu que fosse adiada uma audiência por conduta desordeira, em resposta às “múltiplas promessas de clemência” de Trump. Segundo seu advogado, Carnell “espera ser liberado do processo criminal quando o novo governo assumir”. A juíza Beryl Howell negou o pedido.

‘Nunca enfrentará as consequências’

Outra acusada, Jaimee Avery, pediu que fosse remarcada sua sentença por invasão ilegal para uma data posterior a 20 de janeiro de 2025, quando Trump tomará posse como 47º presidente dos Estados Unidos.

“O presidente eleito Trump, que teve um papel fundamental nos eventos de 6 de janeiro de 2021, declarou publicamente, em repetidas ocasiões, que vai perdoar os manifestantes”, diz o advogado de Jaimee em um processo judicial. “Configuraria-se uma grande disparidade para a Sra. Avery se ela passar ao menos um dia na prisão, agora que o homem que teve um papel fundamental na organização e instigação dos eventos de 6 de janeiro nunca enfrentará consequências.” O juiz Christopher Cooper negou o pedido de Avery.

Trump foi acusado pelo procurador especial Jack Smith de conspirar para anular os resultados das eleições de 2020, mas o caso nunca foi a julgamento, e agora tramita segundo a política do Departamento de Justiça de não processar um presidente em exercício.

Trump também não descartou conceder indultos a membros de grupos militantes de extrema-direita, como Proud Boys e Oath Keepers, que foram condenados por sedição e receberam as penas de prisão mais severas.

Segundo os números mais recentes do gabinete do procurador dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, 1.532 pessoas foram acusadas pela invasão do Capitólio, das quais 571 receberam acusações relacionadas com agressão, resistência ou bloqueio do trabalho das forças de ordem. Mais de 940 réus se declararam culpados de diversos crimes, enquanto outros 195 foram condenados em julgamento.

Antes de deixar o cargo, em janeiro de 2021, Trump indultou aliados políticos que eram alvo de acusações federais, entre eles os chefes de sua campanha presidencial de 2016, Paul Manafort e Steve Bannon.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo