Mundo

Ações da Tesla despencam e atingem Wall Street após briga entre Musk e Trump

Deterioração da relação é surpreendente e representa um ‘choque’ para o mercado, diz analista

Ações da Tesla despencam e atingem Wall Street após briga entre Musk e Trump
Ações da Tesla despencam e atingem Wall Street após briga entre Musk e Trump
Elon Musk e Donald Trump, 11 de março de 2025. Foto: Mandel Ngan/AFP
Apoie Siga-nos no

A Bolsa de Valores de Nova York fechou em baixa nesta quinta-feira 5, influenciada pela queda das ações da Tesla por causa do conflito surpreendente entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, seu assessor até há pouco tempo.

O índice Dow Jones Industrial recuou 0,25%, o tecnológico Nasdaq baixou 0,83% e o ampliado S&P 500 caiu 0,53%.

“A rápida deterioração da amizade e agora o ‘conflito importante’ entre Musk e Trump é surpreendente e representa um ‘choque’ para o mercado, gerando temor nos investidores da Tesla sobre o que pode acontecer”, resumiu Daniel Ives, analista da Wedbush Securities.

As ações da pioneira dos veículos elétricos Tesla despencaram 14,26%, para 284,70 dólares, o que significou uma perda de capitalização de aproximadamente 150 bilhões de dólares (840 bilhões de reais) após a briga entre os magnatas.

Durante uma conversa com jornalistas transmitida ao vivo, Trump disse que estava “muito decepcionado” com as críticas do diretor das empresas Tesla e SpaceX a seu megaprojeto de lei orçamentária.

“A forma mais fácil de economizar dinheiro em nosso orçamento, bilhões e bilhões de dólares, é rescindir os subsídios e contratos governamentais de Elon”, ameaçou Trump na sequência, em uma publicação em sua plataforma Truth Social.

Musk, que financiou muito generosamente a campanha presidencial do republicano em 2024, afirma que “Trump teria perdido as eleições” sem ele e o acusa de “ingratidão”.

“Isto teve muito peso no mercado”, que até então estava no azul diante da perspectiva de um apaziguamento das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, disse à AFP Patrick O’Hare, do Briefing.com.

O presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta quinta, em um telefonema com Trump, que os dois países precisam “endireitar o rumo” das relações bilaterais, tensionadas pelas diferenças comerciais e diplomáticas.

Além de uma trégua na guerra tarifária, os operadores do mercado esperam agora a publicação do relatório sobre emprego nos Estados Unidos nesta sexta-feira.

No mercado de renda fixa, o rendimento dos títulos do Tesouro com vencimento em 10 anos subiu para 4,39%, contra 4,35% na quarta-feira

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo