Mundo

Acidente com avião de carga na Lituânia deixa um morto

As autoridades abriram uma investigação e não descartam nenhuma hipótese sobre as causas do acidente

Acidente com avião de carga na Lituânia deixa um morto
Acidente com avião de carga na Lituânia deixa um morto
Avião da DHL sofre queda na Lituânia. Foto: Petras Malukas / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pessoa morreu nesta segunda-feira (25) quando um avião de carga da DHL que voava da Alemanha para a Lituânia caiu durante um pouso de emergência perto do aeroporto de Vilnius, informaram as autoridades lituanas e a empresa de transporte.

“O avião deveria pousar no aeroporto de Vilnius e caiu a poucos quilômetros do terminal”, disse Renatas Pozela, comandante do serviço de bombeiros e resgate.

“Os quatro membros da tripulação foram encontrados. Infelizmente, um deles foi declarado morto”, acrescentou.

As autoridades abriram uma investigação e não descartam nenhuma hipótese sobre as causas do acidente.

“Estamos trabalhando com nossos parceiros estrangeiros para obter todas as informações. Não podemos descartar a possibilidade de um ato terrorista”, disse Darius Jauniskis, direto dos serviços de inteligência da Lituânia.

Avião da DHL sofre queda na Lituânia.
Foto: Petras Malukas / AFP

“Alertamos que tais coisas eram possíveis, vemos uma Rússia cada vez mais agressiva (…) mas ainda não podemos fazer atribuições ou apontar o dedo para ninguém”, acrescentou.

O acidente provocou o incêndio de uma casa e as autoridades disseram que todos os moradores foram retirados ilesos.

Segundo um comunicado da DHL Alemanha, o avião, que voava da cidade alemã de Leipzig para a capital lituana, “fez um pouso de emergência a aproximadamente um quilômetro de distância” do aeroporto de Vilnius.

O acidente aconteceu por volta das 3H30 GMT (0H30 de Brasília).

A DHL confirmou que o avião integra a sua frota. “Eram remessas de vários clientes”, disse Ausra Rutkauskiene, da DHL Lituânia.

No início de novembro, várias pessoas foram detidas na Lituânia e na Polônia pelo envio de pacotes incendiários em aviões para diferentes países europeus e cuja origem poderia ser a Rússia, de acordo com vários países.

Há alguns meses, pacotes com dispositivos incendiários foram encontrados nos depósitos do grupo DHL na Alemanha e no Reino Unido, onde pegaram fogo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo