Mundo

‘A vitória será nossa’, diz Zelensky no 100º dia da invasão russa da Ucrânia

A Rússia iniciou em 24 de fevereiro uma vasta ofensiva contra a Ucrânia, justificada pela necessidade de proteger de um suposto “genocídio” a população de língua russa do Donbass

‘A vitória será nossa’, diz Zelensky no 100º dia da invasão russa da Ucrânia
‘A vitória será nossa’, diz Zelensky no 100º dia da invasão russa da Ucrânia
Zelensky: “Ninguém me pressionou”. Foto: Sergei SUPINSKY / AFP
Apoie Siga-nos no

“A vitória será nossa”, declarou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta sexta-feira (3), em um vídeo divulgado no Instagram, quando a invasão russa de seu país completa 100 dias.

“Os representantes do Estado estão aqui, defendendo a Ucrânia há 100 dias”, declarou o presidente em um vídeo de 36 segundos gravado na sede da presidência, em Kiev, ao lado do primeiro-ministro Denys Chmygal e do líder do partido de governo David Arakhamia.

O presidente também estava acompanhado por Andriy Yermak, chefe do gabinete da presidência, e um de seus principais conselheiros, Mikhaylo Podoliak.

O vídeo foi divulgado no dia em que a invasão russa da Ucrânia completa 100 dias e recorda outra mensagem gravada por Zelensky no início da guerra, no mesmo local e ao lado de seus colaboradores para tranquilizar os ucranianos.

“Estamos aqui, nossos militares estão aqui, os cidadãos, a sociedade. Estamos todos aqui para defender nossa independência, nosso Estado”, afirmou na ocasião Zelensky.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo