Mundo
A reação do chanceler do Irã após o ataque dos Estados Unidos
O ataque às instalações nucleares iranianas foi autorizado pelo presidente Donald Trump


O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que ‘diplomacia não é mais uma opção’, depois que os Estados Unidos atacaram instalações nucleares no país.
O chanceler afirmou que viaja ainda neste domingo 22 para Moscou para ter ‘conversas sérias’ com Vladimir Putin.
“Temos uma parceria estratégica e sempre fazemos consultas um ao outro para coordenar nossas posições”, afirmou, em uma entrevista coletiva na Turquia.
Araghchi descartou uma saída diplomática do conflito e disse que os Estados Unidos jogaram essa possibilidade pelos ares ao proferirem o ataque.
“Estávamos em conferência com a União Europeia quando os EUA decidiram que lançariam a democracia pelos ares”, declarou. Eles [EUA] dizem que o Irã deve retornar à mesa [de negociações]. Mas como o Irã pode retornar de onde nunca saiu, e muito menos lançou pelos ares?”, completou.
O chanceler ainda responsabilizou o governo de Donald Trump pelo que virá a seguir. “O governo beligerante e sem lei de Washington é o único e total responsável pelas consequências amplas e perigosas do seu ato de agressão.”
O ataque às instalações nucleares iranianas foi autorizado pelo presidente norte-americano no sábado (domingo no Irã, 22). Poucas horas depois, a televisão estatal iraniana noticiou o lançamento de 40 mísseis contra Israel, que causaram muitos danos e deixaram pelo menos 23 feridos, segundo os serviços de emergência.
O presidente Donald Trump afirmou que os ataques americanos “destruíram completa e totalmente” as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã e alertou para novos ataques caso Teerã não busque a paz.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As principais reações ao ataque dos EUA contra o Irã
Por AFP
‘Humanidade pede paz’, diz Papa Leão XIV após ataque dos EUA ao Irã
Por CartaCapital
EUA atacam três importantes instalações nucleares no Irã
Por AFP