Mundo
A nova lista da ‘Forbes’: Musk segue o mais rico e mundo tem 288 novos bilionários
Entre os brasileiros, Eduardo Saverin segue como o dono da maior fortuna


A revista estadunidense Forbes divulgou nesta quarta-feira 1º a lista anual de bilionários do mundo. O grupo, que tem todas as pessoas com fortunas a partir de 1 bilhão de dólares (5,75 bilhões de reais, em valores atuais), passou a ter 288 novos integrantes. O primeiro colocado, mais uma vez, é Elon Musk, que atualmente acumula atividades empresariais e atuação “política”.
Vale lembrar que levantamento recente da organização de combate à pobreza Oxfam mostra que a riqueza dos bilionários, quando somada, cresceu em 2 trilhões de dólares em 2024, chegando a 15 trilhões de dólares. O aumento do acúmulo de riqueza do grupo no ano passado foi três vezes maior que o de 2023. O 1% mais rico do mundo tem hoje 45% da riqueza global, enquanto 44% da população mundial vive com menos de 6,85 dólares (ou 40 reais) por dia.
Ao apresentar a lista, a Forbes destaca que ela é composta por “empreendedores, investidores e herdeiros”. Com a chegada dos 288 novos integrantes, a lista tem agora 3.028 pessoas. Entre os novos nomes, estão o cantor Bruce Springsteen, o ator Arnold Scwharzenegger e o comediante Jerry Seinfeld.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “apenas” o 700º colocado da lista, com uma fortuna estimada em 5,1 bilhões de dólares. O valor é mais que o dobro do registrado em 2024, quando ele tinha 2,3 bilhões, segundo a revista. Trump é apontado como a pessoa que teve a “pós-presidência mais lucrativa da história dos Estados Unidos”.
Entre os brasileiros, o mais rico é o empresário Eduardo Saverin, um dos fundadores da Meta (então Facebook). Radicado em Singapura, ele tem uma fortuna estimada em 34,5 milhões de dólares (quase 200 bilhões de reais).
Também fazem parte da lista nomes como os principais acionistas da Americanas no período em que aconteceu a fraude bilionária: Jorge Paulo Lemman é o terceiro brasileiro mais rico, com 17 bilhões de dólares ou 98 bilhões de reais; Carlos Alberto Sicupira é o quinto (7,6 bilhões de dólares; 43,6 bilhões de reais); e Marcel Herrmann Telles o 24º brasileiro mais rico, com 2,3 bilhões de dólares ou 13 bilhões de reais.
Vencedor do Oscar de melhor filme internacional com Ainda Estou Aqui, Walter Moreira Salles também aparece na lista da publicação, com uma fortuna de 4,5 bilhões de dólares (25,8 bilhões de reais). O montante tem origem nos negócios familiares. Três irmãos do diretor (Fernando, Pedro e João Moreira Salles) também estão na lista dos bilionários brasileiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.