CartaExpressa

TSE nega ação que acusava prefeito de Maragogipe (BA) de abuso de poder político em evento tradicional

O recurso contra o acórdão do TRE-BA foi apresentado pela ‘Coligação Experiência que Faz a Diferença’

TSE nega ação que acusava prefeito de Maragogipe (BA) de abuso de poder político em evento tradicional
TSE nega ação que acusava prefeito de Maragogipe (BA) de abuso de poder político em evento tradicional
Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral manteve, nesta terça-feira 5, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que negou uma ação contra Valnício Armede Ribeiro (PSD) e Adhemar Luiz Novaes (PL), reeleitos aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, de Maragogipe (BA).

O recurso contra o acórdão do TRE-BA foi apresentado pela ‘Coligação Experiência que Faz a Diferença’, que acusa os dois de abuso de poder político com viés religioso.

A denúncia diz que houve suposto desvirtuamento da “Lavagem de São Bartolomeu”, um tradicional evento cultural e religioso do município, em uma ação político-eleitoral, com exposição de materiais de campanha das eleições de 2024 como exposição de bandeiras e adesivos.

Para o relator, ministro Antônio Carlos Ferreira, a configuração do abuso de poder exige prova robusta e demonstração da gravidade das circunstâncias, o que não se verificou no caso.

Além disso, o ministro frisou que o reconhecimento do alegado abuso necessitaria o reexame dos fatos e das provas, o que não é permitido no tipo de recurso apresentado ao TSE.

Ao negar provimento ao pedido, ele foi acompanhado pelos ministros Villas Bôas Cuevas, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo