CartaExpressa
Toffoli quer compartilhamento de inquéritos sobre o INSS após menção a Onyx e deputado
O ministro do STF assinou a determinação, sigilosa, em 10 de junho
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, solicitou o compartilhamento de uma série de inquéritos ligados à Operação Sem Desconto, que mira um esquema de fraudes no INSS, após a Polícia Federal identificar menções ao deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) e ao ex-ministro Onyx Lorenzoni nas investigações.
Segundo o jornal O Globo, a determinação, sigilosa, foi assinada em 10 de junho. A ordem ocorreu dias após a PF comunicar ao magistrado a citação à dupla.
A decisão de Toffoli afirma haver elementos indicando que “pessoas com prerrogativa de foro perante este Supremo Tribunal Federal, como Onyx Lorenzoni e o deputado federal Fausto Pinato (…), estão mencionadas em cadernos investigatórios que compõem o arcabouço da Operação Sem Desconto”.
Ao site Metrópoles, Onyx negou qualquer irregularidade. Em nota, Pinato afirmou não ter nenhuma relação com os fatos investigados. “A menção à minha pessoa decorre unicamente do fato de meu escritório político — alugado em janeiro de 2024 — estar localizado no mesmo endereço onde, anteriormente, funcionava uma empresa supostamente vinculada ao caso”, explicou.
O deputado ainda disse tratar-se de “uma coincidência infeliz” e afirmou estar à disposição das autoridades. “Estou absolutamente tranquilo quanto à lisura da minha conduta e à regularidade de todos os meus atos, tanto públicos quanto privados. Reitero meu compromisso inegociável com a ética, a transparência e o respeito às instituições democráticas”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fraude do INSS: aposentados começam a receber ressarcimento em julho; veja o cronograma
Por Vinícius Nunes
Juliana Marins: Como será o resgate do corpo da brasileira, segundo o governo da Indonésia
Por CartaCapital


